quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como ganhar mais espaço de armazenamento no iPhone iPad ou iPod Touch

Se você possui um iPhone, iPod Touch ou iPad e coleciona músicas e vídeos em seu computador, é bem provável que mesmo utilizando a capacidade máxima de armazenamento do seu portátil muita coisa que você gostaria fique de fora.

Com capacidades variando de 8 GB a 64 GB, o limite não chega a ser necessariamente um problema – acredite, mesmo tendo muitas músicas, vídeos e apps, você não vai enchê-lo com facilidade -, porém espaço de sobra nunca é demais.

Infelizmente, falando em termos físicos, não há condições de expandir a memória desses aparelhos. Eles não suportam cartões de memória e nem mesmo têm entradas USB. Sua única alternativa é mesmo a computação de nuvens, tida por especialistas como o futuro da internet.

Mas você sabe como utilizar alguns dois principais serviços online a seu favor ou de que maneira integrar seu aparelho com as ferramentas já existentes? Vasculhamos algumas das principais opções disponíveis um guia com dicas práticas para você usar e abusar da cloud computing e transformar ela em uma extensão do seu gadget preferido.

Reconhecendo o status do seu disco rígido

Antes de reclamar da falta de espaço a melhor recomendação é fazer um pente fino em arquivos e aplicativos instalados. É muito provável que você encontre coisas que não vá mais utilizar e arquivos esquecidos pelo tempo. Essa simples ação já é suficiente para liberar um algum espaço em disco.

Para checar o status de uso no aparelho selecione a opção “Ajustes” e dentro dela escolha “Geral” e, em seguida “Sobre”. O aparelho informa quantidade de músicas, vídeos, fotos e aplicativos instalados, além do espaço disponível em disco. Você também pode verificar a mesma informação no iTunes, após sincronizar o aparelho.

ZumoCast

Que tal acessar suas músicas e vídeos diretamente no iPhone sem precisar tê-las armazenadas no aparelho? Isso é possível graças ao aplicativo ZumoCast. Ele é capaz de realizar streaming do computador para os aparelhos portáteis. Para isso, é claro, basta uma conexão Wi-Fi ou 3G ativa.

Antes de tudo é preciso habilitar o seu computador para ser a fonte transmissora. Para isso basta baixar as versões do ZumoCast para Windows ou Mac. Em seguida, baixe o aplicativo para iPhone e transforme o seu computador em uma extensão do smartphone. O ZumoCast é gratuito e, no caso de vídeos, é compatível com qualquer formato de exibição.

Dropbox

Se o que você nem sempre tem uma boa conexão com a internet disponível, mas ainda assim quer poder acessar os seus aplicativos de qualquer lugar, outra ótima alternativa é o Dropbox. O app permite que o usuário armazene em uma conta virtual até 2 GB de informações.

Esse conteúdo pode ser baixado a qualquer momento a partir do aplicativo. É como se você ganhasse mais 2 GB de presente para armazenar o que bem entender. Outra vantagem é a possibilidade de acessar alguns arquivos offline. Para isso, basta marcá-los como prioritários.

Evernote

Outra maneira prática de compartilhar conteúdo na web entre os seus aparelhos é utilizando o Evernote. O aplicativo permite que o usuário armazene notas, links, fotos e comentários em áudio online e possa acessá-los a partir do computador ou do iPhone.

A tecnologia de compressão é muito eficaz, tornando o envio e o recebimento dos dados muito mais rápido e reduzindo em até quatro vezes os arquivos originais. Para a integração ser completa, instale e utilize também a versão para Windows ou Mac.

Google Mobile

Para a maioria dos usuários, os aplicativos do Google respondem por boa parte da integração entre email, documentos e imagens. Para ter acesso a tudo isso basta ter uma conta de usuário do Google.

Gmail, calendário, planilhas, textos, leitor de RSS, notícias e fotos são apenas alguns dos serviços com os quais você pode interagir sem precisar, necessariamente, salvar os arquivos finais em seu computador. Basta, para isso, ter o Google Mobile no iPhone.

Um exemplo: suponha que você tire uma foto do céu da sua cidade. Você pode enviá-la imediatamente para o Picasa, que irá armazenar a imagem online. Sempre que precisar, basta recorrer ao aplicativo, dispensando uma cópia do arquivo na memória do aparelho.

0 comentários:

Postar um comentário